Participe ao vivo

  • TEMPO DE REFLEXÃO

    Armando Cardamone

Participe na programação ao vivo da Brasil Sul!

Jornalismo

«
Anterior
Mesmo com autorização, missas continuam suspensas...
»
Próxima
Covid-19: Londrina atinge 226 casos de coronavíru...

Vandalismo em telefones públicos da Sercomtel reduz mais de 50% em 2020


Também teve diminuição do prejuízo decorrente da quebra, incêndio e outros atos de vândalos

Reportagem de N.Com Londrina

Os números de atos de vandalismo contra aparelhos de telefones públicos da Sercomtel demonstram que em 2020 houve redução significativa de mais de 50% em relação ao primeiro quadrimestre de 2019. No ano anterior, de janeiro a abril, ocorreram 59 casos de vandalismo e no mesmo período de 2020 foram apenas 25 ocorrências.

A redução de atos de vandalismo é explicada por três motivos. Primeiro: a baixa utilização dos aparelhos. Com o advento massivo da telefonia celular, os orelhões se tornaram praticamente invisíveis, até mesmo, para os vândalos. Outro fator que colabora para a redução é a retirada de cerca de 30 telefones públicos por mês em Londrina, seguindo a nova orientação da Agência Nacional de Telecomunicações que prevê a diminuição da oferta desse serviço para aplicar recursos na implantação de Internet de alta velocidade. E, por fim, a retirada de telefones públicos de locais de risco.

Outro dado que chama a atenção, consequentemente, é a diminuição do prejuízo decorrente da quebra, incêndio e outros atos de vândalos em telefones públicos. De janeiro a abril de 2019, R$10.690,98 foram gastos para recuperar aparelhos destruídos. Em 2020, até abril a Sercomtel registrou R$2.915 de prejuízo. Atualmente, a Sercomtel Telecomunicações mantém 2.436 telefones públicos instalados.